19º QUERMESSE DE GAROPABA, VALORIZANDO A CULTURA LOCAL



Mês de Junho chegou e com ele as tradicionais Festa Juninas! Porém, tão importante quanto prestigiar as “grandes atrações”, é entender a origem das festas juninas e valorizar também as manifestações culturais locais.


Nos da equipe Amo Garopaba, convidamos vocês para a 19º Quermesse de Garopaba, que ocorrerá de 14 a 18 de Junho de 2017, na Rua Ismael Lobo. Entretanto, convidamos vocês antes a dar uma olhadinha em nosso post de hoje, que contará um pouco sobre a origem da festa junina e sobre algumas manifestações culturais que se apresentarão na quermesse.


Boa leitura!



A origem da Festa Junina



De acordo com alguns historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos europeus durante período colonial. Além de manter as características herdadas dos europeus como dança marcada e dança de fitas, a festividade foi mesclada com aspectos culturais dos indígenas, afro-brasileiros e imigrantes, tomando sua característica multicultural.


Há diferentes motivos para a origem do nome, porém, a maioria deles é de caráter religioso, em homenagem aos dias dos três santos católicos: Santo Antônio, São João e São Pedro, comemorados dia 13, 24 e 29 de Junho respectivamente, logo, o nome Festa Junina, referenciando ao mês de Junho.


Brincadeira de Boi de Mamão

Uma das tradições folclóricas mais expressiva no Estado de Santa Catarina, principalmente no litoral, herança de uma colonização açoriana, o Boi de Mamão vem ganhando destaque.


A brincadeira ocorre em diferentes territórios brasileiros, com diferentes nomes como “Bumba Meu Boi” ou “Boi Bumbá” no nordeste do país.


Trata-se de um folguedo, envolvendo música e dança que conta a história de um personagem (Boi de Mamão), que morre e é ressuscitado por um médico benzedor.


No meio da brincadeira, é cantada uma história e aparecem diferentes personagens, como Bernúncia (Dragão Chinês), Maricota (Mulher) e alguns animais como urso e macaco que atiçarão o Boi de Mamão e tornarão a brincadeira mais animada.


Na região temos 2 grupos de Boi de Mamão que estão ganhando seu espaço, o “Boi de Mamão da Justina” que se apresentará na Quermesse no dia 15 de Junho e o Boi de Mamão São Luiz Gonzaga que se apresentará do dia 17 de Junho.


Terno de Reis


Herança de uma colonização açoriana, o Terno de Reis é mais uma manifestação cultural religiosa, que será apresentada na quermesse no dia 16 de Junho pelo grupo São Luiz Gonzaga.


No Brasil classificado como folclore, o Terno de Reis remete a uma passagem bíblica onde o menino Jesus foi visitado pelos 3 Reis Magos.


Durante o final de Dezembro até o Dia de Reis (06 de Janeiro), um grupo de pessoas visitam as casas tocando violão, gaita, dentre outros instrumentos musicais, cantando cantigas em louvor a Jesus.



Talentos da Terra


Este ano está de volta o “Talentos da terra”! Até o dia 02 de Junho estavam abertas as inscrições para aqueles que gostariam de se apresentar na quermesse na área de música, dança e/ou manifestação cultural, valorizando ainda mais a cultura local!


As apresentações dos "Talentos da terra" serão no dia 16 de Junho a partir das 19h00.


Dentre as “grandes atrações” da quermesse está Michel Teló, Revelação, Nenhum de Nós, Garotos de Ouro e Gdó do Forró.


Além de visitar a quermesse, aproveite o feriado para realizar um dos nossos PASSEIOS e curtir um pouco mais de Garopaba!


Foto: Passeio Ecológico da Esfinge


Para acessar toda a programação da 19º Quermesse de Garopaba, clique aqui!


Esperamos que tenham gostado no nosso post de hoje!


Não esqueçam de compartilhar com seus amigos e comentar sobre sua visita a quermesse.


Curti lá a nossa página do Facebook @AmoGaropaba e fiquem por dentro dos nossos passeios e novidades!


Até a próxima!



Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

 Garopaba, SC | amogaropaba@gmail.com | Fone e Whatsapp +55 48 9 98586623

2019 by Amo Garopaba Turismo Local. Produzido por Caroline Santos

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon
  • White TripAdvisor Icon