Pesca Artesanal da Tainha em Garopaba – temporada 2017

09-05-2017 | CULTURALOCAL

Foto: Equipe Amo Garopaba – Praia da Vigia

Desde o dia 01 de Maio foi aberta a temporada 2017 da Pesca Artesanal da Tainha em Santa Catarina, seguindo o Plano de Gestão para o uso sustentável da Tainha, formalizado através da Portaria Interministerial nº 03, de 14 de maio de 2015, pescadores já estão no mar com suas embarcações a remo para dar início a temporada.

A equipe do Amo Garopaba, acompanhou de “pertinho” nossos pescadores artesanais ao cerco que resultou cerca de 1350 Tainhas em Garopaba dia 07 de Maio, vamos saber um pouco mais?

Foto: Equipe Amo Garopaba

Tudo começa com os “Vigias ou Olheiros”, eles passam horas vigiando o mar para localizar um cardume de Tainha, e, assim que visualizam aquela mancha na imensidão do mar, eles correm para avisar os pescadores que estão ali na areia, somente aguardando para esticar as suas redes e fazer o cerco.

Assim que os “Vigias” gritam é onde começa a correria!

Foto: Equipe Amo Garopaba – Praia da Vigia

A Pesca Artesanal da Tainha é um trabalho coletivo, pescadores se unem para esticar suas redes, eles precisam ser ágeis para preparar o cerco, em minutos o cerco é armado seguindo as orientações dos “Vigias”.

O cerco realizado neste final de semana contou com 3 redes de arrasto, é preciso muito cuidado e muitas pessoas para arrastar as tainhas para fora d’água, essa é a hora onde pescadores contam com a ajuda da comunidade, afinal, uma forcinha a mais sempre é boa na hora do arrasto!

As redes são retiradas uma de cada vez, e as tainhas postas na areia para divisão. 10% das tainhas são concedidas aos “Vigias”, o restante e dividido por igual entrem os proprietários das embarcações.

A Pesca Artesanal da Tainha não é somente uma fonte de renda para os pescadores, e sim também uma manifestação cultural hereditária que deve ser preservada e valorizada.

Esperamos sua visita de Maio à Julho, para assistir de perto nossos pescadores, e prestigiar seu trabalho!

Para você que gosta de uma Tainha Assada e/ou Recheada, poderá adquirir na beira da praia de manhã cedinho sua Tainha fresquinha para preparar em casa ou saborear em algum dos restaurantes da região, e não esqueça de agendar seus passeios e conhecer ainda mais nossa cultura local, além das paisagens incríveis, é claro! AGENDE AGORA

Deixamos aqui como sugestão o vídeo Antes do Inverno, um documentário imperdível de assistir sobre a Pesca Artesanal da Tainha em Bombinhas que tornou-se patrimônio cultural da cidade de Bombinhas e do estado de Santa Catarina, para assistir ao vídeo clique aqui!

Eu vivo em Garopaba

Natural desde lugar

Pois nunca aprendi a ler

Por isso vivo a pescar

O que trago para comer

É um presente do mar

Verso extraído do livro “Versos do Moriço” de Maurício dos Passos.

Esperamos que tenham gostado do post de hoje!

Não esqueçam de compartilhar com seus amigos!

Até o próximo post!

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.