Artesanato e Butiá em Garopaba


Senhor Bonifácio, Dona Elvira, Kauana (neta) e Joaquim (filho mais velho)


A equipe do Amo Garopaba, juntamente com os nossos parceiros da Ingaia Ecoturismo, estiveram na casa da Dona Elvira e Senhor Bonifácio, um casal de artesãos nativos de Garopaba, que por amor ao artesanato e ao butiá, mantêm a tradição de trançar a Palha de Butiá para confeccionar chapéus.


Para quem nunca ouviu falar, butiá é um fruto de uma espécie de palmeira endêmica do Estado de Santa Catarina (Butiás Catarinensis) e norte do Rio Grande do Sul.


Com o fruto do butiá é possível produzir sucos, cachaça, geleias, bolos, mousse, dentre outros produtos. E de suas folhas artesanatos através do trançamento da palha.


Fruto do Butiá Catarinensis


Aposentada, Dona Elvira completou na data de ontem (24/04/2017) 76 anos de idade, a matriarca da família, mãe de 15 filhos, aprendeu a trançar a palha de butiá quando tinha aproximadamente 25 anos de idade com sua já falecida irmã Maria.


Hoje, Dona Elvira conta com ajuda de uma pessoa para costurar o chapéu, porém, o cuidado do trançamento é todo dela.


Dona Elvira trançando a palha de butiá e Chapéu de palha de butiá e esteira de Junco

Entretanto, o trançamento da palha não é o único artesanato que é feito pela família! Pelas mãos do Senhor Bonifácio são fabricadas lindas esteiras de Junco, que podem ser utilizadas como esteira de chão, persianas e até mesmo jogo americano.


Senhor Bonifácio confeccionando uma esteira de junco e foto de arquivo da família de colheita de taboa


Senhor Bonifácio, também com 76 anos e aposentado, aprendeu a confeccionar as esteiras de junco com suas irmãs ainda quando era “rapazote”, para ele e sua esposa, o artesanato é uma forma de passar o tempo fazendo o que gostam.


Não poderíamos deixar de citar o filho mais velho do casal, seguindo os passos dos pais artesãos, Joaquim, com 57 anos de idade confecciona esteiras de Taboa, mais um lindo trabalho feito pelas mãos de um artesão.


A família da Dona Elvira faz parte do projeto em desenvolvimento pelo IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina, Campos Garopaba), “Caminhos do Butiá Catarinensis” que tem como objetivo estruturar uma rede de pessoas que trabalham direta ou indiretamente com o Butiá Catarinensis, desenvolvendo atividades de integração e geração de renda sob o viés da economia solidária, contribuindo com a valorização e conservação da espécie. E, a visitação ao butiazal da Dona Elvira e do Senhor Bonifácio, em breve estará disponível em nossos passeios (já está, AGENDE AGORA), fique atento as novidades!


A equipe do Amo Garopaba agradece a receptividade da Dona Elvira e do Senhor Bonifácio para com a nossa equipe!


Desejamos um Feliz Aniversário para a Dona Elvira!


Esperamos que tenham gostado do post de hoje!


Até a próxima!


#valorizeoartesao


Conte sempre com o Amo Garopaba para curtir ao máximo desse paraíso!!




Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial - Sem Derivações 4.0 Internacional.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

 Garopaba, SC | amogaropaba@gmail.com | Fone e Whatsapp +55 48 9 98586623

2019 by Amo Garopaba Turismo Local. Produzido por Caroline Santos

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon
  • White TripAdvisor Icon