Garopaba histórica, um pouco mais que sol e praia

Muitos já ouviram falar sobre as belíssimas praias que existem em Garopaba, porém, poucos pararam para ouvir suas histórias e, compreender o modo de vida dessa belíssima cidade do litoral Sul de Santa Catarina.


Composta por 8 lindas praias, são elas: Praia da Gamboa, do Siriú, de Garopaba, da Vigia, do Silveira, da Ferrugem, da Barra e do Ouvidor, Garopaba é muito mais que sol e praia, possui uma cultura ímpar que vale a pena conhecer.


Boa leitura!


POVOADORES DE GAROPABA E SUAS HERANÇAS

Foto: Manfredo Hubner - Pesca da Tainha - Meados de 1980.


É a partir da fundação de uma Armação Baleeira em 1793 que se intensifica o povoamento de São Joaquim de Garopaba, especialmente por imigrantes açorianos que se dedicaram a atividades pesqueiras e a agricultura, com eles vieram também a Festa do Divino, do Terno de Reis, Pão-por-deus e outras manifestações culturais e lendas!


A pesca ainda é uma fonte de renda para algumas famílias de Garopaba, herança de sua colonização açoriana, e, a Pesca Artesanal da Tainha é uma atração cultural a parte que pode ser vivenciada de Maio a Junho!


Havia também um número significativo de escravos africanos, que foram trazidos para trabalhar nas Armações, esses povos contribuíram muito para a formação sociocultural da região.


No município existem atualmente 2 quilombos de afrodescendentes registrados, Aldeia e Morro do Fortunato, mediante agendamento é possível fazer uma visita a Comunidade de Remanescente de Quilombo Morro do Fortunato, ouvir as histórias narradas pelos descendentes e adquirir os deliciosos biscoitos e geleias produzidos pelo grupo de mulheres da comunidade.


CENTRO HISTÓRICO E PRAIA DA VIGIA

Foto: Equipe Amo Garopaba - Praia da Vigia


Já falamos aqui sobre a Igreja São Joaquim, ao lado do edifício da administração da Armação Baleeira no Centro Histórico, bem pertinho dali entre a Ponta do Galeão e a Praia de Garopaba, há uma tranquila praia conhecida como Praia da Vigia.


Além de poder fazer uma pequena trilha do Centro Histórico até a Praia da Vigia, se refrescar em suas águas calmas e finalizar com Stand Up Paddle, serviços oferecidos pela Amo Garopaba, é possível apreciar uma Oficina Lítica na praia, é um dos vestígios de atividade humana mais antiga de Garopaba e de grande valor histórico para cidade, onde os Sambaquieiros que aqui habitavam produziam suas flechas e outros utensílios em pedra, um grande museu a céu aberto!


SAMBAQUI - “MONTE DE CONCHAS”

Foto: Novak, S. - Sambaqui na Praia da Ferrugem.

Conhecida por suas ondas e festas noturnas a Praia da Ferrugem é a mais badalada de Garopaba, e quem já esteve nesta praia dificilmente deixou de aproveitar para subir no “Monte do Índio” para fazer aquela bela “selfie”, porém, poucos sabem que aquele monte é um Sambaqui e que ali também possui uma Oficina Lítica.


Mas o que é um Sambaqui?


Sambaqui é um espaço de cerimonial utilizado para sepultamento, formado por amontoados de conchas, vestígios alimentares além de restos vegetais, onde eram sepultados os povos Sambaquieiros no período pré colonial, em outras palavras, um cemitério!


Viu como Garopaba possui muitas histórias interessantes?


Em nossos passeios é possível conferir de pertinho esses registros históricos e outros mais. AGENDE AGORA


Esperamos que tenham gostado do nosso Post de hoje!


Até a próxima!


Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Referências:

FARIAS, D.S.E.; LUZ, E.C.; NEU, M.F.R.N. Uma aventura pela História e Geografia de Garopaba.

Ed. Unisul, 2011.

BESEN, José Artulino. 1830-1980 São Joaquim de Garopaba (Recordação da Freguesia). Gráfica e

Editora Pe BERTHIER, 1996.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

 Garopaba, SC | amogaropaba@gmail.com | Fone e Whatsapp +55 48 9 98586623

2019 by Amo Garopaba Turismo Local. Produzido por Caroline Santos

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon
  • White TripAdvisor Icon