As Baleias Franca em Garopaba

A maioria das pessoas conhece nossa cidade pelas belas praias e programa sua visita para a temporada de verão. Porém nossa orla recebe outro público no período entre junho e novembro, as baleias franca.


CRÉDITOS DA IMAGEM: Jupiterimages/Photos.com


Esses mamíferos, que podem chegar aos 18m de comprimento, possuem o corpo escuro e calosidades que variam do cinza ao amarelo em seu corpo. Além do formato de cauda característico e das manchas brancas, as baleias francas alimentam-se de krill - um animalzinho bem parecido com os camarões, e não possuem nadadeira dorsal.


A espécie que frequenta nossas baías é a Austral e pode ser encontrada também na Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Argentina e Uruguai. As "gurias" do Sul rumam da Patagônia (ARG) para cá, passando por Punta Ballena (URU) e Imbituba antes de chegarem à Garopaba.


Mas por que Garopaba?


Nossa baía é bastante protegida e tem as águas quentes, condições ideais para as Austrais darem à luz aos seus filhotes e amamentá-los com tranquilidade nos primeiros meses de suas vidas. Um filhotinho já nasce com 5m e pesa 1 tonelada, mas é bastante frágil para seguir viagem para as águas mais geladas ao Sul.


Aqui em Garopaba, os bebês podem se fortalecer e engordar, além de brincarem um pouco, dando um show para quem curte apreciar a natureza e esses animais espetaculares.


CRÉDITOS DA IMAGEM: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade


E como posso assistí-las?


Fácil, entre em contato conosco! Temos Condutores que levarão vocês através dos pontos e trilhas para observação por terra. Agende agora!


Mas e os passeios de barco?


Desde 2012 é proibida a observação por embarcação e movimentação de qualquer tipo de embarcação próximo à elas. A proibição surgiu após estudos que comprovaram que os passeios estavam atrapalhando e molestando as baleias, impedindo que tivessem sossego e condições estáveis para os nascimentos e a amamentação dos filhotes.


Atualmente um projeto de observação embarcada está em fase final de elaboração para ser apresentado ao Ministério Público e comunidade, mas a liberação não é garantida.


Conte sempre com o Amo Garopaba para curtir ao máximo esse paraíso!!


Até a próxima!


Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

 Garopaba, SC | amogaropaba@gmail.com | Fone e Whatsapp +55 48 9 98586623

2019 by Amo Garopaba Turismo Local. Produzido por Caroline Santos

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon
  • White TripAdvisor Icon